segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Gente em primeiro lugar?

Pensando no antigo slogan da "nossa Prefeitura", "Gente em Primeiro Lugar"(utilizado até meados deste ano), perguntei-me se de fato os teresinenses estão em primeiro lugar.

Vejamos os fatos:

1. Calçadas de Teresina: Inadequadas para o uso de pedestres, principalmente dos deficientes físicos. Muitos moradores avançam seus muros em direção à rua, deixando pouco espaço para o passeio público. Além disso, muitos constroem escadas, rampas para automóveis, colocam lixeiros e até mesmo cavaletes, impedindo o trânsito normal de pessoas nas calçadas. Por que isso ocorre? Falta de fiscalização e intervenção por parte do poder público.

2. Ruas: Esburacadas e sujas! Sim... a av. Raul Lopes é um tapete.

3. Galerias: Quando existem geralmente são contaminadas pelo esgoto doméstico.
Resultado: rios ainda mais poluídos. Que beleza!

4. Parques e Praças: Além da pequena quantidade e da má distribuição na cidade, esses geralmente são espaços mal conservados, inadequados e inseguros para o lazer em geral. Ah, claro! Pode-se praticar corrida de tiro na maior parte da cidade. Quer arriscar?

5. Potycabana: Rídiculo! Espaço medonho e mal aproveitado pelo poder público. Além de ter uma estrutura precária, geralmente se encontra fechado. Parabéns!

6. Planejamento de tráfego: Imaginemos um tanque. Você quer enchê-lo com bastante água. Você tem 3 canos alimentando o tanque, mas só há um gargalo. É isso que acontece com as pontes de Teresina. Muitos carros e pouco escoamento. Viva!

7. Transporte urbano: Sem comentários!

8. Asfaltamento das vias: Você está construindo o terraço da sua casa. Coloca uma camada de cimento e depois os azulejos. Fica lindo! Depois de 5 anos, os azulejos estão velhos, cheios de depressão. Em vez de você retirar o azulejo velho, você coloca mais cimento e uma outra camada de azulejo por cima. Resultado: sua sala ficou num nível mais baixo que o terraço. É isso que acontece com as ruas da cidade. Ruas altas e calçadas e o meio-fio baixos. Que piada!

9. Educação pública: Uma boa forma de enganar gente pobre.

10. Medicina de ponta:
De ponta... de esquina?
Se quiser morrer rápido disque UM para HGV.
Se quiser morrer antes de chegar no hospital disque DOIS para HUT.
Se quiser morrer de raiva disque TRÊS para hospitais de bairro.
Obrigado senhor(a)!

11. Cidade verde:
Só no hino mesmo.

12. Segurança: Mãe Dináh já disse: "Guarda-Municipal, nunca!"

13. Educação no trânsito:
É multando que se educa.

14. Diversão e lazer:
Cabarés, bares e drogas. Existe combinação melhor?

Moral da história: Se em Teresina gente está em primeiro lugar, imagina o que está em último?

5 comentários:

Anônimo disse...

"Se em Teresina gente está em primeiro lugar, imagina o que está em último?"

críticas, críticas e mais críticas... soluçoes?

"Calçadas de Teresina... Falta de fiscalização e intervenção por parte do poder público"

será que é só do poder público? e nós cidadaos? estamos fazendo a nossa parte? estamos apontando o q esta de errado, jogando lixo no lixo?.. so vejo isso nem perto das eleiçoes... ah se tivesse-mos a determinação do povo oriental.

Ruas, Galerias, Parques e Praças: vi muitas melhorias

Potycabana, concordo.

Planejamento de tráfego: teresina nasceu para ser um cu virgem(me desculpe rsrs)e para tirar essa virgindade, vai ser complicado.

Transporte urbano: muito caro para um cu... ops! uma cidade pequena hehehe

Asfaltamento das vias: hj em dia nao se remove mais nada, so acrescenta, até nas obras domesticas isso acontece... é estranho mas...

Educação pública? kkkkkkkk existe?

Medicina de ponta: nem aqui e nem na china, EUA, europa.

Cidade verde: os turistas estranham tantas arvores

cansei...
resumindo: nao é facil ser prefeito, governador de um cidade/estado onde até especialistas esquecem de coloca-lo no mapa.

Cittadino di Teresina disse...

Caro Anônimo:

A intenção do blog é de criticar e também de apontar soluções para nossa cidade. No entanto, não nesse post. Este post teve a intenção de mostrar porque em Teresina gente não está em primeiro lugar. Qual a função do Estado? Agir no sentido de prover aquilo que ele assegura. "Gente em Primeiro Lugar"? Deveria ser isso. Mas, com certeza não promove. Contudo, afirmo-lhe que esse blog não tem fins políticos e nem eleitoreiros. Aliás, odeio politicagem. Quando vejo carros de som e panfletagem, só consigo perceber o grande mercado que as pessoas fazem em torno de um momento que era pra ser cívico, que são as eleições. Poucos têm interesse em mudar nossa realidade. Teresina continua do jeito que é há tempos. Nada muda! Quando muda, é daquele jeito que conhecemos.

Sim, devemos criticar. Devemos fazer uma auto-crítica. Os tais cidadãos devem fazer sua parte. Com educação de péssima qualidade e uma economia que se arrasta, é bem difícil criar perspectivas para a população. O Estado deve atuar. Ele atua: "Gente em primeiro lugar".Se "gente está em primeiro lugar", porque não vejo campanhas no sentido de conscientizar a população. Em vez de campanhas educativas de trânsito, vejo guardas multando. Em vez de uma presença mais marcante do Estado junto aos cidadãos, recebo em minha residência um caderno contendo a prestação de contas da prefeitura. Quem leu aquilo sabe. Sem comentários!

Dê um passeio pela cidade, conheça as pessoas. Sinta os odores das ruas. Dê um passeio na cidade durante o período das chuvas. Observe qual planejamento há para evitar mais alagamentos e desabrigados. Vá nas praças e parques de Teresina. Conheça aqueles que moram em ruas completamente escuras e não-trafegáveis. Conheça como é feito o planejamento urbano da cidade. Procure saber quem faz a educação pública na cidade. Eu conheço!

Não dá pra utilizar o argumento de que Teresina foi uma cidade nascida pra ser pequena. Transporte urbano caro e mal planejado. Sabemos quem mantém parte de algumas campanhas eleitorais. rs.

Agora eu lhe afirmo. Ninguém é obrigado a ser prefeito, governador, presidente ou legislador. Quem está alí, deve aguentar o tranco, deve saber receber as críticas. Na verdade, nós pagamos muito caro para ter um político administrando nossa cidade. A obrigação de qualquer político é gerir Teresina da melhor forma, de forma responsável e condizente com os princípios éticos da Administração Pública. Não penso em termos de partidos. Devemos deixar de pensar em Político de Partido A ou B. A questão é: devemos mudar, mas a mudança é possível?

O único meio que encontrei de expressar a minha angústia diária foi escrevendo esse blog. Poucos devem ler, é verdade. Contudo, acredito que mudanças no microcosmo podem gerar mudanças em outros microcosmos. Se conseguir fazer isso, sem possuir a força e o poder do Estado, estarei satisfeito. Esse é um dos meios que procuro ajudar minha cidade. Tento ajudar de outras formas, enquanto cidadão, com nome real, com vida concreta e atuação nas instituições das quais participo. Porém, pergunto a você: o que tem feito pra melhorar a cidade?

Grande abraço

Cittadino

Lorena Sandes disse...

A-do-rei de novo. Acho q se tem q ter coragem para falar a verdade. E é isso mesmo! Nós , população nao temos recursos para construirmos estradas (para isso , pagamos impostos), nem para fazermos pontes. O maximo q podemos é uma ong ali, outra acolá... protestos (e é isso q o blog está fazendo...) ou votar em um novo candidato q promete ser diferente...mas que depois, para decepção de todos, é igual a todos os outros.

Faltam profissionais especializados nos cargos publicos, cheios de parentes e aderentes. Gente, vcs já viram aqueles balões q foram feitos agora? E os canteiros imensos... para q? quem foram mesmos os engenheiros de trânsito?

E a periferia?

Digo de novo... adorei! Gosto do jeito q vc escreve. um humor agradavel, nao ofensivo. Obrigada por esse blog, me alivia. Sinto q existem pessoas q vêem as mesmas coisas q eu.

Um grande abraço

Daniel disse...

"Cidade verde: os turistas estranham tantas arvores"
uahuahuahuahuahuahuah

mas o "Anônimo" tambem tem razao.
Trabalho na prefeitura a dois anos( e do lado do prédio do prefeito) e nunca vi uma manifestação de nossa população, só vejo servidores exigindo melhores salarios... e só =/

o piauí é um estado rico(natureza e bla bla bla) mas é menosprezado pela propria população, assim como o brasil.

falows cittadino, vc é o caba rsrs

Raniere Carvalho disse...

Vc tem razão...
mostrou alguns problemas da nossa cidade...
Só que isso não é um problema exclusivo nosso...
Por onde ando, vejo os mesmos problemas (Recife, Rio, São Paulo, Brasília etc...).
O que falta nas cidades brasileiras é um planejamento urbano sério, sem politicagens...

Abraço
Teresina não é um fato isolado...mesmo assim estamos melhores do que mt lugar por aí...
O Brasil é um caos seja no trânsito, transporte urbano, educação, saúde, Ruas, Praças e etc...