segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Debater ou se debater?

O debate com os candidatos da Prefeitura do município, realizado semana passada em canal televisivo do Piauí, foi marcado por afirmações vagas e completamente evasivas. O candidato da situação, Seviu Mandos, pareceu ter a eleição já ganha. Sempre com ar de superioridade, beirando o pedantismo. Vez por outra ouvia um riso irônico, depois de uma acusação ou pergunta de candidatos de oposição. Não parecia postura de gestor, de um prefeito que deve ter respeito a todos concidadãos, principalmente com o eleitor. Por sua vez, Azarento, candidato de oposição, parecia estar num mundo fantasioso criado por ele. A situação da saúde no estado, segundo ele, sofreu uma revolução quando este foi secretário. Hum... foi tanto sucesso que ele passou apenas 11 meses. Já a Louca Maria, sem comentários! Quem são os outros mesmo? Ah, saudades dos debates animados dos tempos do nosso Oscar, o da mão santificada. Só animação mesmo, nenhum conteúdo. Como diriam meus colegas paulistas, o debate foi totalmente chuchu.

Segundo o Dicionário Aurélio, debater significa: 1. Examinar em debate; tratar de; discutir. 2. Contestar, questionar. 3. Tratar de; discutir. 4. Discutir, porfiar, contender. 5. Agitar-se muito, resistindo ou procurando libertar-se, ou tentando fugir de situação penosa. Talvez, o debate tenha se relacionado muito mais ao quinto significado. O eleitor se agitou e resistiu na poltrona em frente a televisão. De tanto tédio, procurou liberta-se. Aqueles que não dormiram, fugiram dessa situação totalmente penosa. Alguns calaram-se, outros acharam que foi o início da festa da Democracia. Ou seria do velório? Quem sabe? Tiveram até aqueles que nem assistiram. Felizes são eles.

* * *

Debate (oposição pública) e participação (inclusividade) são parte do processo de democratização da esfera pública, lembraria Robert Dahl. Sonhos poliárquicos podem acontecer por aqui? Será? Enfim, quando o dia chegar, a urna se abrirá. Não deveremos ficar parados, iremos ao debate, como uma boa democracia, inclusiva e participativa. Porém, poderemos falecer de tanto (nos) debater.

Nenhum comentário: